quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ídolo no Marakana, Petkovic será eternizado no Maraca original nesta sexta

Craque, que brilhou pelo Estrela Vermelha em campo inspirado no carioca, deixará pegadas na Calçada da Fama no Rio: 'Eu amo esse estádio'


Petkovic é o segundo da esquerda para direita, agachado, na equipe do Estrela Vermelha de 1993

O nome de Dejan Petkovic ficará eternizado no Maracanã a partir desta sexta-feira, quando as pegadas do craque do Flamengo serão marcadas na Calçada da Fama. O sérvio estreou no estádio em 1997, pelo Vitória, e até hoje disputou 100 partidas nele. Mas sua história com o Maracanã começou bem antes, ainda em Belgrado. Começou no Marakana, com k.

Com a camisa do Estrela Vermelha, Pet disputou 55 jogos no Marakana, estádio do clube sérvio que recebeu o apelido por causa do Maracanã carioca. Construído em 1963, o campo chegou a receber públicos de até 110 mil pessoas. Por isso, a comparação com o “maior do mundo”. Atualmente, o estádio em Belgrado tem capacidade para 55 mil torcedores.

- Esse nome é importante para a minha vida. O Marakana da Sérvia não é tão grande como o daqui, mas os dois são muito importantes, né? É lógico que eu joguei muito mais no do Rio, mas os três anos e meio que fiquei lá no Estrela Vermelha foram muito bons – disse o camisa 43 do Flamengo.

Pet chegou ao clube de Belgrado em 1992, após ser revelado pelo Radnički Niš. No total, foram 140 partidas oficiais pelo Estrela Vermelha, com 39 gols. Camisa 10 do time, o craque foi campeão da Copa da Iugoslávia em 1993, 1995 e 1996, e campeão nacional em 1995. No Marakana, Pet fez 55 jogos e marcou 17 vezes.

- Dejan é um dos maiores jogadores do Estrela Vermelha nos últimos 17 anos. Depois que ele saiu do clube, nós não tivemos mais nenhum jogador com tanta técnica e qualidade – disse ao GLOBOESPORTE.COM o historiador Radovan Maksimovic, um dos maiores conhecedores da história do clube sérvio.

O craque tem razão ao dizer que jogou mais no Maracanã carioca do que no xará de Belgrado. Com as camisas de Vitória, Flamengo, Vasco, Fluminense, Santos e Atlético-MG, Pet entrou em campo 100 vezes no “maior do mundo”, com 40 vitórias, 29 empates, 31 derrotas e 31 gols. Só pelo Rubro-Negro são até agora 65 jogos (29 vitórias, 16 empates e 20 derrotas) e 22 gols. Desde que voltou ao clube da Gávea neste ano, Pet ainda não perdeu: 12 partidas, com oito vitórias, quatro empates e dois gols.

- Eu amo esse estádio. Só tenho boas lembranças do Maracanã carioca – afirmou.

Talvez a melhor delas seja a do dia 27 de maio de 2001, quando fez de falta o gol do tricampeonato carioca do Flamengo sobre o Vasco. Aos 43 minutos do segundo tempo (assista no vídeo acima). Número que carrega hoje nas costas, orgulhoso, aos 37 anos.

Enquanto coloca os pés na Calçada da Fama do Maracanã, seu nome também não é esquecido no estádio sérvio, de onde saiu em 1996 para o Real Madrid somente com 24 anos. Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, Marko Nikolovski, assessor de imprensa do Estrela Vermelha, resumiu o sentimento da torcida do clube pelo “Rambo”, apelido do craque na Sérvia.

- Mande um abraço do Crvena Zvezda (Estrela Vermelha em sérvio) à nossa lenda Dejan Rambo Petkovic.

(globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário