segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pet é homenageado por Lula em Brasília

(Reprodução Esportes de A a Z)



Mesmo em baixa no Flamengo, Dejan Petkovic provou que possui um grande prestigio. Nesta terça-feira (20/04), o mais carioca dos sérvios, recebeu o premio Ordem de Rio Branco. Pet, que já declarou por diversas vezes seu apoio aos Jogos Olímpicos na cidade maravilhosa, recebeu em novembro o títudo de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

A Ordem de Rio Branco foi instituída em fevereiro de 1963 pelo então Presidente de República João Goulart com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.

A Ordem de Rio Branco recebeu este nome em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco. Outros nomes de prestigio também já receberam a Ordem como César Cielo (que atualmente também defende as cores rubro negras), no ano passado, e Bill Gates em 1997.

Segue abaixo uma imagem da Insígnia



A expressão em latim "Ubique Patriae Memor" foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como "Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança". Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.

A entrega das condecorações da Ordem de Rio Branco se dá, em princípio, no dia 20 de abril, Dia do Diplomata, que marca o nascimento do Barão do Rio Branco


Saiba o que significa a Ordem de Rio Branco:

A Ordem de Rio Branco foi instituída em 5 de fevereiro de 1963, pelo então presidente João Goulart, o Jango. Ela foi criada para premiar as pessoas que se tornaram merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, algo que, para o Estado, estimula a prática de ações e feitos dignos da honraria. Ela pode ser entregue a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras.

50 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Prabéns Pet, pela merecida homenagem. saiba que a nação rubro-negra está super orgulhosa de você.Pelo seu exemplo de homem, de pai,de cidação de atleta; e pela riqueza de sua contribuição para o futebol brasileiro.
    Parabéns também ao Presidente Lula pela iniciativa.A nação rubro-negra que tanto te ama e respeita; agradece por você ter escolhido o Brasil como sua segunda casa, e pelo respeito, pela dedicação e pelo amor que você sempre dedicou ao Flamengo.
    Valeu Pet!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Pet, você merece. A nação deve muito à você!

    ResponderExcluir
  4. vc merece, a Naçao sempre será grata a vc! abs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!!!
    Ah,como eu queria está presente a um encontro desses,pois,será o encontro de meus dois ídolos na atualidade,dois homens de respeito,de um passado impecavel,honrados,dignos e de um exemplo notavel.
    Um forte abraço.

    Lázaro

    ResponderExcluir
  6. Pet! Voce merece! Parabens! Resultado de um trabalho sempre feito com dignidade e seriedade.

    ResponderExcluir
  7. um dos maiores idolos do clube( independente ,se no momento está mal) sendo boicotado mais uma vez(1º foi quando chegou, com o kleber leite) e agora com esse marcos braz. ridiculo. o andrade só fica se afastar o cara.mas andrade não quer isto. e agora o que fazer? foi como eu disse antes, esse império do amor vai embora no meio do ano, fora outros e ai cadê nosso grande idolo?afastado por um dirigente querendo fazer seu nome no clube. concordo com o zico se ele sair vamos sofrer nas armações de jogadas.esse dirigente é que deveria ser afastado. sinceramente vou além: o pet vai ser afastado e nem no banco ficará no proximo jogo, o flamengo vence e se classifica e esse imbecil do marcos braz vai aparecer dizendo que detectou o problema. mas na proxima fase o flamengo será eliminado e o que ele vai dizer depois? para terminar, eu digo: foi dar privilégio a uns e agora o clube está nessa situação! sem comando de verdade.

    ResponderExcluir
  8. fica Pet! temos que manifestar sim! mas fica a pergunta no ar,por quê a patricia amorim quis ser presidente do flamengo? um elenco que é uma bagunça só, grupinhos que fazem o que querem, só por ter vencido o brasileiro? infelizmente não da para levar a sério o futebol nos dias de hoje, é melhor torcer sem se envolver emocionalmente. ou seja se ganhar tudo bem ,se perder paciência. saudades da época do zico & cia.!
    ps: com o márcio braga eramos felizes e não sabiamos!
    estamos contigo Pet! um abraço roberto(twitter)

    ResponderExcluir
  9. Volta Márcio Braga!
    Fica Pet!
    Fora Marcos Banha!
    Parabéns pela medalha. vc merece.
    SRN

    ResponderExcluir
  10. Pet, parabens, vc é o cara!!!!

    Deixarei de ser Flamenguista caso tirem voce do time, pra mim vc só sairá quando quizer, se for sair Pet vai para o Vasco e faz um gol contra o Flamengo para esses babacas verem que velhos são os pensamentos deles que só querem jogadores novos perebas para tentarem vender para europa, esse bando de MERCENARIOS que só pensam em ganhar dinheiro e esqueçe o espirito esportista que nos torcedores queremos, vc não só é idolo, como um lutador, vencedor e trabalhador, e ao contrario do que dizem se tu é bravo, é por que nao gosta de perder pois joga com amor, Te amamos Pet, vc é Melhor do MUNDO

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Grande Pet!

    Fica PET! Fora MB!

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS MEU ÍDOLO TÃO AMADO, VOCE MERECE MUITO MAIS QUE TODAS AS HOMENAGENS.UMA GRANDE HOMENAGEM A QUE DE FATO MERECE. PARABÉNS SEMPRE E QUE DEUS TE ABENÇOE. BJSSSSSSSSSSSSSSS SUA FÃ Nº 1 FÁTIMA CARVALHO

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Pet..
    Vc merece isso e muito mais...
    ñ sei se na sua religião vcs acreditam eu deus..
    MAS q DEUS t ilumine e guie sempre seus passos!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Pet, depois de tanta humilhação que os canalhas vem fazendo com vc, seria uma honra pra nação rubro-negra que vc se sentisse homenageado por todos nós, q vc sabe que nunca o esqueceremos, por mais que tentem manchar sua imagem, vc é o nosso ídolo e é e sempre será ETERNO...
    Parabéns Dejan

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Petkovic,você merece essa e muitas homenagens pelo que tem feito no futebol e por suas atitudes fora de campo tambem, pena que esse tipo de homenagem não parte tambem do clube Flamengo que deveria reverencia-lo como grande ídolo que é, mas a torcida você pode ter certeza que sempre reconhecerá o seu talento e seremos gratos por todas as alegrias que nos deu e ainda pode nos dar,mas percebo que isso não depende apenas da sua vontade, depende tambem de alguns diretores do clube que estão fazendo de tudo para não deixa-lo continuar no Flamengo mas eu como torcedor espero que você continue no meu mengão nos dando alegrias como as do ano passado

    ResponderExcluir
  16. Pet, você merece demais tanto essa quanto muitas outras homengens. Você é um ídolo eterno para toda a Nação Rubro-Negra e estamos todos indignados com o que Marcos Braz e sua corja estão fazendo com você no Flamengo.

    A torcida está do seu lado, e na internet isso não é diferente, as principais comunidades do Flamengo no orkut entraram na campanha Fica Pet. Nunca se esqueça do carinho que a Nação tem por você e que queremos você no Flamengo até o fim da sua carreira, despedindo-se aplaudido de pé num Maracanã lotado num amistoso contra o Estrela Vermelha, quem sabe?

    FICA PET, VOCÊ É ETERNO

    ResponderExcluir
  17. Pet nao importa o que aconteça de aqui em diante , voce ja eh o meu grande idolo e nenhum Marcos Braz podera mudar isso
    ei ei ei o PET eh nosso REI

    ResponderExcluir
  18. Fica Pet a Naçao confia em você!

    Que saia a diretoria safada, por que idolos ficaram pra sempre , a diretoria daqui a 5 anos a gente já esquece!

    Vc ficara na história do Mengão eternamente!

    FICA PET!

    ResponderExcluir
  19. Pet Tu é o Cara

    Que meta o pé esses safados e que fique realmente quem mereça Você e o andrade !


    FICA PETTTTT !!!!!!!1

    ResponderExcluir
  20. PET, VOCÊ MERECE!! ÓTIMO PROFISSIONAL!!DEDICADO!! MEU ÍDOLO!! UM HOMEM DE FAMÍLIA, RESPONSÁVEL!! MUITOS DEVERIAM SEGUIR SEU EXEMPLO.

    DANIELA - RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  21. valeu pet, a nação está com voce !!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Pet a Diretoria não te dar valor mais a gente torcedor estar com você!
    que você possa arrebentar nos jogos e mostrar pra essa diretoria quem é o PET!
    que você jogue não por eles da diretoria
    e sim por nos torcedor que estamos com voce que com certeza vc vai arrebentar!
    FICA PET!!!

    ResponderExcluir
  23. FORA MARCOS BRAZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

    FICA PETTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT

    ResponderExcluir
  24. Pet voce é e sempre será um idolo para a nação rubro-negra, com essa diretoria ou não, com o tecnico te botando pra jogar ou não. Todos nós sabemos a qualidade que voce tem com a bola nos pés, essa mensagem é só mais um apoio que voce recebe de um fã seu, sou grato por tudo que voce fez pelo flamengo, principalmente no ano passado, na conquista do brasileiro. Voce sempre estará nos corações rubro-negros ! Pet voce é 10, abraço Antonio e fora Braz !!

    ResponderExcluir
  25. Pet, você é um ídolo para mim e tbm para a maioria dos flamenguistas!
    Não sai do Flamengo, nós precisamos de você, precisamos das suas jogadas bonitas, precisamos da sua inteligência e da sua maturidade em campo!
    Não deixe algumas pessoas te aborrecerem, pois todo fraco é aquele que não luta !
    FIIIIIIIIIICA PET (:

    ResponderExcluir
  26. VOCEEEEEEEEEEEEEE
    É O KRA Q O FLAMENGO PRECISA AMANHA E SEMPRE!


    É O PET É O PET É O PET
    REI DO GOL OLIMPICO E O GOLEIRO NEM SE MEXE :D
    Pet meu idolo !!!

    ResponderExcluir
  27. Valeu por tudo Pet, sei que será dificil voce ler esse Post, mas vc é meu maior ìdolo; tenho 21 anos,e sem sombra de duvidas posso afirmar que voce é o Maior Craque que eu vi atuar no Mengão.
    Da orgulho de saber que vc AINDA pertence ao meu time de coração...

    Estou indignado com toda esa situação, e venho torcendo desenfreadamente para que esse CÂNCER chamado MArcos Braz caia,antes que eu fique Orfão de Voce meu ídolo rubro-negro..

    Muito obrigado por tudo que ja fez pelo Flamengo, e parabens pelo exemplo de pessoa correta e profissionalq ue voce é!!

    PET éo PET =)

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Pet. Você é um ídolo eterno do Flamengo.
    A Nação te ama!!

    ResponderExcluir
  29. Parabens Pet,apesar de todas as injustiças que você está apssando pode acreditar que a Nação rubro-negra está com você!

    ResponderExcluir
  30. Grande Pet..!

    Vc briga pra qrer jogar (e joga muito por sinal...infinitas vezes melhor do q akeles corredores q naum pensam e q se acham meia-armadores)...fikr no time..enquanto tem gnt q dá desculpa pra naum jogar..

    Pet qndo vc naum joga, ou demora muito a entrar no jogo..o jogo fik extremamente sem graça, burocrático e sem qualidade...
    Confesso q nesse hiato q vc fikou sem jogar no Fla...q perdi um poko da graça de ver o Fla jogar..o Fla ficou carente de um CAMISA 10...o Felipe até q tentou..o Fla fikva aos trancos e barrancos, sem nenhum 10,
    o Fla de Joel com 3,4 volantes, ganhava mas jogava feio,
    o Fla de Felipe, só jogou no Carioca,o Fla de Léo Moura e Juan...onde só os 2 jogavam...qndo marcava as laterais mais forte...o Fla naum jogava nada...qndo vc voltou o Fla, voltou a ser Fla, com o Maestro ditando o ritmo, sendo decisivo com os passes, GOLAÇOS, jogadas...e vc sim era pra ser nosso kmisa 10 !!

    Vc é o melhor disparado q eu Vi jogar no Fla nessa década...
    Naum vi Zico jogar, qndo o Júnior destruiu no Brasileiro o último antes do HEXA era mto novo...mas tnho orgulho de falar q vi o PETKOVIC jogar..poderei falar pros meus filhos as jogadas, os passes, os gols decisivos do meu ídolo q vi jogar no FLA...vc é o melhor da década do FLA...já entrou no Hall dos maiores ídolos do FLA..

    FICA PET, a NAÇÃO precisa de vc...naum é um Marcos Bras da vida q vai mandar nosso ídolo embora...pq qm manda no FLA é a TORCIDA!...

    Entra no jogo de quarta, PET e destrua, jogue o q vc sabe jogar, traga a classificação pra nós..e cale a boca dakele dirigente de merda, pq NÓS ESTAMOS COM VC e sempre estaremos...
    Pet vc ta precisando de um jogo...um gol...um passe...pra td isso virar contra a ele...assim vc calará a boca desse, e a imprensa caíra em cima dele e com a TORCIDA ele vai cair..e vc terá o reconhecimento pq NÓS COBRAREMOS LÁ..PQ ACREDITAMOS EM VC..!!..

    Pet obrigado por tudo..vai lá e MATE A PAU no JOGO..vc é o CARA..o kra q honra a 10 do Mengão mesmo jogando com a 43 ou 7...ótimo jogo amanha..!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Pet!
    A Nação Rubro-Negra te adora!

    ResponderExcluir
  32. Pet, nós estamos com você! arrebenta no jogo de amanhã e mostra pra eles que você é o craque!

    FICA PET

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Pet.Vecê merece mais que isso pelo que você tem feito pelo futebol brasileiro em especial pelo time de maior torcida do Brasil.

    ResponderExcluir
  34. Parabens PET! Voce merece!
    PET, se for para o bem de todos e felicidade geral da Nação Rubro-Negra, diga ao povo que voce FICA!!

    ResponderExcluir
  35. [RED] PARABÉNS PET.........MUITAS VEZES MESMO. NÓS DESEJAMOS DE CORAÇÃO QUE VC JOGUE HJ CONTRA O CARACAS. NÃO VEJO A HORA DE VC FAZER UM GOLAÇO. PET TE AMO E MUITO. BJSSSSSS SUA FÃ Nº 1 FATIMA CARVALHO

    ResponderExcluir
  36. A Nação-Rubro negra está mobilizada em apoio à vc e à saída do M. Braz!
    Vc sim é nosso ídolo!

    ResponderExcluir
  37. Salve Pet! A Nação Rubro-Negra está mobilizada na campanha FICA PET! Na maior comunidade do Flamengo no Orkut (mais de 1,6 milhão) colocamos o banner da campanha como capa, depois de uma democrática votação. Estamos nos fazendo ouvir, a Nação é o maior patrimônio do Mengão! Não podemos ser ignorados! Fica Pet!!! Fora Marcos Braz!!


    PS. Parabéns pela medalha, você merece a honraria!

    ResponderExcluir
  38. Prabéns Pet, pela merecida homenagem.A Nação Rubro-Negra está mobilizada na campanha pela sua permanência no Flamengo e a saída do M. Brás.
    Vocé é nosso ídolo e nada e nem ninguém vai conseguir mudar isso.

    ResponderExcluir
  39. Antes de tudo quero deixar bem claro que desde 1971, sou torcedor do flamengo!

    Pessoal, acho que é o momento da torcida entrar em campo e dizer não a essa administração medíocre.
    Alguns dias atrás falaram sobre o boicote que nós torcedores tínhamos que fazer contra essas aves de rapina e alguns idiotas disseram que quem boicota não é flamenguista.
    Tenho certeza que só um boicote de grande proporção resolve o problema sim, pois, nenhum patrocinador vai querer compartilhar de uma gangue dessas quando está em jogo milhões e milhões.
    Ora, até os pais às vezes aplicam castigo aos seus filhos, mesmo que este castigo seja brando, mas é preciso que todo aquele que se diz rubro-negro diga sim, chega de tanta hipocrisia.
    Eles não dão ouvidos e nem querem saber dos torcedores, sabem por quê? Porque aceitamos tudo o que esses imorais empurram de garganta abaixo nos torcedores.
    Todos os meses eles levam um gordo salário e ainda dizem que trabalham por amor.
    Qual é? Por amor nós sofremos e ainda pagamos esses idiotas para lapidar nosso maior patrimônio que é o clube a nação rubro-negra.
    Esses que são contra a ação dos torcedores no boicote experimentem falar pessoalmente com dona Patrícia ou com senhor Marcos Braz, e dizer que os mesmos estão trabalhando erradamente.
    Por favor, vamos nos mexer enquanto há tempo, depois será tarde demais. Aí não adianta chorar no leite derramado.
    Todos nós falamos no Pet, será que uma nação está errada? Será que só a diretoria está certa?
    Até o deficiente visual sabe que o gringo joga bola e sabe por quê? Porque ele não enxerga, mas ouve e não existe maior prazer quando ouvimos o garotinho dizer: vai Pet, vai Pet, vai Pet.
    Ou quando o Garotinho diz: “correu Pet, entrou!!!!!”
    E os hipócritas, querem tirar o único que no momento veste de verdade a camisa rubro-negra.
    Alguém viu dona Patrícia ou o Marcos Braz, ou melhor, outro jogador elevando o nome do Flamengo lá em Brasília, pois eu vi o gringo. No blog do Pet tem:

    Mesmo em baixa no Flamengo, Dejan Petkovic provou que possui um grande prestigio. Nesta terça-feira (20/04), o mais carioca dos sérvios, recebeu o premio Ordem de Rio Branco. Pet, que já declarou por diversas vezes seu apoio aos Jogos Olímpicos na cidade maravilhosa, recebeu em novembro o título de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. A Ordem de Rio Branco recebeu este nome em homenagem ao Patrono da diplomacia brasileira – o Barão do Rio Branco. Outros nomes de prestigio também já receberam a Ordem como César Cielo (que atualmente também defende as cores rubro- negras)

    Isso Pet, foi o que mandei para o site do Flamengo,Globo Esporte e Blog do Fla.

    ResponderExcluir
  40. Pet! voce é o cara!!! maior que todos aí no Flamengo! E isso que eu sou tricolor! Sempre torço por você, e espero que voce possa encerrar a carreira no Flamengo, como você mesmo declarou...senao, tem vaga certa no Fluzao! =) Muita Forca pra voce!!!

    ResponderExcluir
  41. Esses mercenários de algumas torcidas que só entendem de brigas não sabem o que querem.
    O Flamengo não pode ficar a mercê do Marcos Braz, claro que precisa de mudanças e já está atrasada
    Esse senhor do conselho fiscal que atende por nome de Leonardo Ribeiro, com certeza só pensa no seu gordo salário.
    Dona Patrícia precisa sim dá uma resposta a grande nação rubro-negra e o momento é esse.
    Mostre que seu lado administrativo merece respeito e cumprimento de todos a final as mudanças são para melhorar.
    Nenhum clube (jogadores) perde o rumo de uma hora para outra com uma boa administração.
    Parabéns, para dona Patrícia!
    Olhem a notícia que está correndo por aí!


    “Algumas correntes políticas do clube já começam a se manifestar contra a decisão da cúpula rubro-negra tomada após a reunião na casa de Hélio Ferraz, na tarde desta quinta-feira, em Ipanema. O presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, foi o primeiro a levantar a bandeira para que não haja mudanças no departamento de futebol.
    Líderes de torcida também já começam a se movimentar a favor de Andrade e Marcos Braz. “Algumas facções devem emitir notas oficiais repudiando a decisão presidencial.”

    ResponderExcluir
  42. Pet,o mal foi cortado pela raiz, agora procura retribuir fazendo gols e ajudar a nova administração
    Pense mais antes de agir e tudo dará certo.
    Boa sorte!

    Quero agradecer do fundo do coração à atitude da presidente do Flamengo.
    Ela mostrou que acima de tudo é profissional, fez o que tinha de fazer com um pouco de atraso, mas fez!
    Agora, dona Patrícia, desejo toda sorte e dizer que tudo que escrevi ao seu respeito foi motivado pela indignação da falta de profissionalismo do senhor Braz, mas agora passou e espero que no Flamengo responda de forma positiva e que você juntamente com os verdadeiros flamenguistas como: Zico, Leonardo, Joel Santana e o próprio Andrade que tantas alegrias já deram a nação rubro-negra sejam felizes.
    Mengoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
    Agora vaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  43. Morreu marcos brás, Vitoria do Pet.

    é o Pet, é o Pet, é o Pet, é o Pet

    Pet, agora esbagaça em campo que nem voce fez ano passado e traz a libertadores pra nós, mostre ao Marcos Bosta brás por que você é ídolo do Mengão.

    Da-lhe Pet !!

    ResponderExcluir
  44. PFC - Pet Futebol Club. Camisas já!

    ResponderExcluir
  45. PET, moro em João Pessoa/PB e por 02 vezes na COPA DOS CAMPEÕES, eu(Rose), Raisa(filha) e Henrique(filho com o símbolo do FLAMENGO na cabeça), tivemos a honra de conhecê-lo mais de perto e vimos o potencial, garra e paixão que tem pelo o nosso MENGÃO. Não podemos aceitar que parte da nossa diretoria, permaneça deixando-o na reserva e o parabenizamos pela homenagem do nosso maravilhoso Presidente LULA, o entregou! Sucesso! ROSE CAVALCANTI e filhos(rosemfc@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  46. Valeu muito, Pet. O Presidente Lula fez um gol de placa prestando essa homenagem a você, por todas as alegrias que tem proporcionado aos torcedores do Flamengo e aos amantes do bom futebol. Pela sua dignidade profissional, você não merecia as atitudes grotescas de certas pessoas, que me fizeram lembrar um dia negro da história do Flamengo: quando o zagueiro Brito, único atleta do Flamengo na seleção brasileira que ganhou o tri no México, retornou ao Brasil, foi barrado por aquele lamentável técnico, Yustrich, e depois acabou indo jogar no Cruzeiro, sem disputar uma única partida pelo Flamengo.A comparação não serve para Andrade, mas sim para esse truculento Marcos Braz.
    Mas, como dizia Armando Nogueira, "Deus castiga a quem os craques fustiga".

    ResponderExcluir
  47. Parabéns! e aplaudido de pé, por que vc mereçe. isso quem deveria esta fazendo era a diretoria do flamengo, vc já nos deu muitas alegria e acredito que pode nos da ainda mais...eles não sabe o que faz,só pensam em dinheiro e esqueçe do amor. vc sempre jogou com muito amor e dedicação, sem duvida vc é um dos idolos eternos do mengão.
    vc é realmente o cara.
    Que Deus te abençoe ainda mais.

    ResponderExcluir