quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Petkovic diz que correu risco ao aceitar ser comparado com Zico

Sérvio diz que não sabia da importância do ídolo para a torcida rubro-negra. Para ele, hexa é consequência do gol do tetra tri

(Reprodução GLOBOESPORTE.COM)

O meia sérvio Petkovic revelou que correu um risco ao aceitar jogar no Flamengo, em sua primeira passagem pelo clube, no ano 2000. Em entrevista ao “Tá na Área Especial” desta segunda-feira, o atual camisa 43 rubro-negro lembrou que chegou a ser comparado ao maior ídolo do clube.

- Assinei com o Flamengo na véspera de Natal, e quando cheguei, em janeiro, me compararam com o Zico. Eu conhecia o Zico da seleção. Mas, quando fiquei sabendo o que o Zico representava para o Flamengo, já era tarde demais. Eu já tinha aceitado essa comparação, sem saber onde tinha me metido. Mas hoje vejo que sou sortudo mesmo – disse Petkovic, aos repórteres Cláudio Uchôa e Fábio Juppa.

Perguntado sobre o motivo de o Flamengo de 2001, que contava com Pet, Edilson, Juan, Gamarra, Vampeta, Beto, e o ainda jovem Adriano, não ter alçado voos mais altos, o sérvio deu duas explicações: a brasileira e a da lógica.

- Na explicação brasileira, muitos craques juntos, com vaidades demais, não dão certo. Mas a lógica diz que não se pode formar um time querendo resultado em três meses. Tem que ter a base, encaixar algumas peças e depois afastar essas vaidades que atrapalham. O Flamengo gastou muito dinheiro achando que ganharia tudo. Mas acabou vendo o time se perder em algumas brigas.

Petkovic faz ainda uma ligação entre o gol do título carioca de 2001 em cima do Vasco com o hexacampeonato conquistado neste ano. Para ele, o sexto título brasileiro é uma consequência natural do tetra tri.

- Eu não tinha a noção do que representava aquele gol. Vi depois que tive a sorte de fazê-lo. Mas a importância, só agora, anos depois, eu pude ver. Não aconteceria este hexa se não acontecesse aquele gol do tetra tri. Eu não teria voltado e não teria feito tudo o que fiz.

Em seu retorno ao clube este ano, Petkovic admite que jamais imaginaria conquistar um título brasileiro pelo Flamengo.

- Imaginar que seria campeão era um pouco de exagero. Naquela situação, o objetivo era devolver o carinho da torcida e ajudar o Flamengo. Mas o hexa era uma coisa em que a gente não estava confiante.

Analisando o sucesso pelo fato de ter sido considerado um dos melhores jogadores do Brasileirão 2009, Petkovic diz que tudo se deve à sua felicidade.

- Quando um jogador está feliz com a vida profissional, a tendência é render mais. Minhas intenções eram diferentes. Eram as de um jogador mais experiente que os demais, não querendo provar nada a ninguém. Mas ajudar, engolir muitas coisas e retribuir o que o clube e a torcida fizeram por mim. Gosto de jogar bola.

Um comentário: